
A série
Ensaio Aberto
Encontro das Águas
Prevê o compartilhamento do processo criativo e ensaios do espetáculo "Encontro das Águas", através de vídeos divididos em sete capítulos, disponibilizados no canal do YouTube para a comunidade geral. Cada capítulo contemplará expressões culturais construídas através do universo afro-indígena presente na cultura popular mineira.
As entrevistas e bate-papos contam com o talento de muitos artistas, pesquisadores e amantes das trilhas do teatro, da dança, da música, e poesia. Tom Nascimento, Carlos Fred, Felipe Vars, Johnny Herno e as figurisnistas Dalva Gomes de Assis e Janile Barreto integram esse documentário que versa sobre o Vale do Jequintinhonha, fazendo uma conexão com a obra de Jorge Amado, Mar Morto. É importante mencionar que Encontro das Águas é o prelúdio do projeto Mulheres de Mar, também de Regina Perocini, ainda em construção.
A Série
Ensaio Aberto
Encontro das Águas
Objetiva-se compartilhar com o público parte do processo criativo do espetáculo "Encontro das Águas", que circulou em Belo Horizonte entre 2015 e 2019 no Sesiminas, Tambor Mineiro, Soleá e Fumec. No roteiro você irá encontrar transmitida por meio da dança, música, prosa, histórias que falam de ancestralidade, crenças, ritos e costumes populares.
Cabe salientar que foram observadas e respeitadas as medidas vigentes de prevenção ao contágio do COVID-19, publicadas em âmbito federal, estadual e municipal, priorizando ações que não propiciem aglomerações em todas as etapas de produção e execução do projeto, que é financiado com recurso de Edital da Secretaria do Estado de Cultura de Minas Gerais.
Capítulos
CAPÍTULO I - INSPIRAÇÃO
Estreia: 12 de fevereiro - 19h
Elenco: Regina Perocini
A artista e idealizadora do projeto, Regina Perocini, conta o que é a "Série Ensaio Aberto Encontro das Águas" e compartilha um pouco de como se deu a inspiração para a criação do espetáculo musical que originou essa série.
CAPÍTULO II - OS FIGURINOS, A DANÇA E MEMÓRIAS
Estreia: 13 de fevereiro - 19h
Elenco: Dalva de Assis, Janile Barreto e Regina Perocini
As figurinistas do Vale do Jequintinhonha, Dalva de Assis e Janile Barreto junto com Regina Perocini se encontram para compartilhar um pouco de como se deu a construção dos figurinos do musical "Encontro das Águas". Mentes e mãos criadoras retratam os pontos importantes dessa construção voltada para o movimento do corpo e a influência das memórias de infância do Vale.
CAPÍTULO III - CENA: VOZ, SONS E MOVIMENTO
Estreia: 19 de fevereiro - 19h
Elenco: Jessé Duarte e Regina Perocini
Jessé Duarte, ator/diretor da Cia Crônica, diretor de cena do musical Encontro das Águas, conta como se deu a construção das cenas a partir dos registros escritos por Regina Perocini, evolvendo as linguagens da dança, música e poesia, o simbolismo e a mensagem presente no espetáculo.
![]() | ![]() |
---|---|
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
![]() | ![]() |
O espetáculo
Encontro das Águas
O espetáculo Encontro das Águas foi construído através do universo afro-brasileiro presente tanto na obra Mar Morto de Jorge Amado como na cultura popular mineira, sobretudo do norte, no Vale do Jequitinhonha. Essa rica junção cultural, partindo dos rios de Minas entrando no mar de Amado, é expressa pelas linguagens do teatro, da música e da dança. Os sentidos da plateia são explorados através de um show sensorial, direcionado para um público diverso provocado por múltiplos estímulos: aromas, sons, luzes e gestuais. No palco, dançando e catando, Regina Perocini interpreta textos e músicas, acompanhada dos músicos Carlos Fred (percussionista e arranjador) e Felipe Vars (percussionista e arranjador). Encontro das Águas, teve as participações especiais do cantor e compositor Tom Nascimento, do percussionista poeta Johnny Herno e da filósofa Maria José Lima. A Direção de Cena é de Jessé Duarte.
Apoio
