top of page
Regina Perocini é uma artista, artivista, que há 20 anos vem desenvolvendo um trabalho de pesquisa acerca dos fenômenos sociais associados à linguagens da dança, música, do teatro e da literatura. Graduada em terapia ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais, busca em seus trabalhos artísticos favorecer à construção da cidadania, à justiça ocupacional, às questões relacionadas ao coletivo, desenvolver sentimento de pertencimento e fortalecimento de vínculos, bem como a ampliar espaços, promover a socialização e o respeito humano através da vivência por meio da dança e outras linguagens culturais.

Atua no Sistema Socioeducativo, junto à adolescentes em conflito com a lei. Além disso, ministra aulas de danças e oficinas em projetos sociais.  Também desenvolve e dirige espetáculos com caráter sociopolítico associado às diversas linguagens culturais.

Recentemente fez um mergulho em suas raízes afro-indígenas brasileiras para seu novo projeto Mulheres de Mar, aprovado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o qual originou o Espetáculo Encontro das Águas com a participação de meninas do sistema socioeducativo. Também realizou a Série Encontro das Águas e a Pesquisa Mulheres de Mar Minas/Bahia, ambas com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Vale destacar que Mulheres de Mar é um projeto com recorte racial e de gênero, o qual aborda o cotidiano da mulher negra do Vale do Jequitinhonha ao Recôncavo Baiano, destacando seus saberes populares, cultura, suas histórias de vida e de resistência.  A pesquisa Mulheres de Mar deu origem a dois documentários e também terá o formato de musical estrelado por jovens negras, de regiões periféricas, algumas delas egressas do sistema socioeducativo.

Regina Perocini também aprofundou os estudos na Cultura Popular Brasileira, Dança de Salão, Flamenco e antigas Danças do Leste. Como complemento de sua formação fez cursos de Teatro, Balé Clássico, Dança Contemporânea, Circo, Canto e Percussão.
 
bottom of page